Encontro de Mestres do Brasil 2024

Compartilhar:

O soar dos tambores do Seu Estrelo nos trás as emoções, e os versos do Mestre João Paulo, do Maracatu Rural, nos trás os sonhos e os pensamentos. Essa imagem sintetiza a importância e a beleza da abertura do “Encontro de Mestres do Brasil”, na noite desta quinta-feira no Espaço Cultural Renato Russo.

Um encontro com mestras e mestres das culturas populares de todo o país, reunidos em Brasília para um período de diálogos e trocas culturais em torno da diversidade e da riqueza do nosso patrimônio cultural. O evento acontece de sexta-feira a domingo no Eixo Cultural Ibero-americano, onde são realizadas as rodas de conversas, prosas, oficinas e apresentações culturais.

Acompanhe a programação em – https://www.sympla.com.br/evento/encontro-de-mestras-e-mestres-do-brasil/2452143 .

Segundo o coordenador do evento, Anderson Formiga, o encontro reúne mestras e mestres de várias tradições culturais populares e de diversos estados, com o objetivo de celebrar as culturas populares e tradicionais, fomentando o reconhecimento dos mestres que mantém as tradições vivas e transmitidas entre gerações.

Na noite de abertura a Mestra Janja, da Bahia, e o Mestre Paulão Kikongo, do Rio de Janeiro, entregaram aos representantes do Ministério da Cultura e do Iphan uma carta do movimento das culturas populares apresentando o “Movimento Nacional. 30% PNAB Já, Representatividade e Reparação”, com o objetivo de validar a proposta prioritária aprovada na 4a Conferência Nacional de Cultura e que exige a destinação desse percentual mínimo dos recursos da Política Nacional de Cultura.

 

Mesa de abertura do Encontro de Mestres do Brasil
Mesa de abertura do Encontro de Mestres do Brasil

Mestras(es) convidadas: Capitão Benedito (DF), Chica do Pandeiro (BA), Daraína Pregnolatto (GO), Manoelzinho Salustiano (PE), Márcio Caires (BA), Mestra Ana Paula (AL), Mestra Claudete (PA), Mestra Dina (CE), Mestra Janja (BA), Mestra Laine (SP), Mestre Dodô (CE), Mestre João Paulo (PE), Mestre Paulão Kikongo (RJ), Mestre Poloca (BA), Rainha Ginga Preta (RS), Taata Mutá Imê (BA), Chico Simões (DF), Martinha do Coco (DF), Fernanda Machado (DF), Tamatatíua Freire (DF).

Mestre João Paulo do Maracatu Rural

 

Mestre João Paulo, do Maracatu Rural, centro, e Felipe Guima do Grupo Seu Estrelo

 

Mestre João Paulo do Maracatu Rural, esquerda, e o fotógrafo Eraldo Peres, do projeto Filhos da Terra

Compartilhar:

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Pular para o conteúdo