Educativo

Filhos da Terra: educação e patrimônio como temas geradores

Filhos da Terra é um projeto de pesquisa, documentação e divulgação das culturas populares que assume a importância das ações educativas como potência poética e política para a transformação social. Por meio da mobilização de recursos fotográficos, multimídia e gamificação, evidencia o trinômio Educação, Memória e Patrimônio Imaterial na difusão e conscientização sobre a importância da preservação das diferentes expressões culturais que integram o patrimônio imaterial brasileiro.

Desse modo, é possível visualizá-lo em sua longa duração como um eco de ações coletivas e dialógicas, como um espaço gerador de conhecimento, de sua produção e transmissão, em constante interlocução com os grupos culturais representados. Em uma perspectiva freiriana é possível aproximá-lo do conceito de tema gerador para perceber seu potencial educativo, ao evidenciar de modo transversal os campos da educação e do patrimônio em um atravessamento crítico, lúdico e afetivo que mobiliza diferentes heranças culturais.

O projeto evidencia as potencialidades da educação para o respeito da diversidade e o reconhecimento das múltiplas culturas que integram o patrimônio imaterial brasileiro, em especial as culturas populares e tradicionais. Para além dos debates nacionais sobre educação, educação patrimonial, educação para o patrimônio e educação museal, compreende o potencial educativo do campo do patrimônio e da memória corporificada ao propiciar uma leitura socialmente referenciada e a inspirar diferentes metodologias para a mobilização dos produtos e do acervo do projeto.

Os saberes e fazeres das mestras e mestres das culturas populares, os atravessamentos entre corporeidades, ancestralidades e territorialidades, a documentação dos gestos, das oralidades e dos corpos-territórios por meio dos registros audiovisuais e de publicações como os Cadernos de cultura, são oportunidades para a aprendizagem mediadas por encontros temáticos e por jogos educativos. Nesse etapa do projeto um dos objetivos é compartilhar metodologias e recursos que problematizem uma “educação bancária” e inspirem processos educativos formais e não formais no campo do patrimônio, por meio do diálogo e da valorização das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais.  

Seguindo esses compromissos, assume como proposta propiciar encontros e compartilhar metodologias para pensar o patrimônio – em especial os patrimônios intangíveis – em diálogo com uma educação transformadora, cada vez mais necessária para a promoção de uma leitura de mundo crítica, para a compreensão de nossa relação com o tempo e para o conhecimento e respeito das diferenças.

Clovis Britto – Pesquisador de Conteúdos

+ 8000
0
100

Caminhos do Conhecimento - Educação para a diversidade e a cultura

O Projeto Filhos da Terra visa proporcionar uma imersão na riqueza do patrimônio imaterial brasileiro. Sua proposta metodológica é pensada a partir do acervo editorial e conteúdos disponíveis no site do Projeto, estruturada em caminhos de aprendizagem que compõem as suas trilhas educativas temáticas. A metodologia apresenta um conjunto de atividades de aprendizagem, organizadas para ajudar os alunos a conhecer, reconhecer e valorizar a cultura popular e o patrimônio imaterial brasileiro. Cada atividade destaca temas e aspectos específicos, promovendo a compreensão e valorização do patrimônio imaterial entre alunos de 11 a 17 anos, abordando temas como: Processos culturais; Produtos e manifestações culturais; Identidade e pertencimento; Direitos e cidadania; Formação histórica e diversidade cultural; Território e saberes; Arte e expressão; Comunicação e colaboração. Embora as trilhas de educação sejam apresentadas de forma estruturada em cinco temas, eles são oferecidas como sugestões, deixando para que os professores e alunos possam ter flexibilidade para decidir sobre os caminhos a seguir, de acordo com o ritmo de cada escola.

Objetivos Educativos:
1. Introduzir os alunos ao conceito de patrimônio imaterial e sua importância na preservação da identidade cultural.
2. Explorar as tradições das manifestações culturais, destacando suas origens, significados e influências históricas e territoriais.
3. Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão criativa através de atividades práticas.
4. Incentivar o respeito pela diversidade, necessidade da inclusão e valorização das tradições culturais.

TRILHA 1 – TEMA – CULTURA POPULAR NA AVENTURA GAME
Objetivo: Introduzir os alunos ao tema da cultura popular de forma lúdica e aventureira.

Metodologia:
– Uso dos games educativos sobre a cultura popular (Maracatu e Congada)
– Discussão sobre os elementos culturais abordados no jogo.
– Atividades práticas como danças simples e criação de instrumentos.
Recursos:
– Games educativos.
– Músicas e vídeos relacionados.
TRILHA 2 – TEMA – CULTURA, UMA CONSTRUÇÃO POPULAR
Objetivo: Explorar a manifestações da cultura brasileira como resultado da tradição e da construção popular.


Metodologia:
– Análise de imagens geradoras – A partir do acesso às galerias de imagens do Projeto, iniciar com os alunos a escolhas de imagens geradoras, para trabalho em sala de aula.
– Exploração do processo cultural e de construção “por trás” das apresentações das festas populares.
– Discussão sobre a participação da comunidade e de gênero, refletindo sobre o papel das mulheres na construção, organização e realização das manifestações culturais.
– Análise das diferentes formas de expressão artísticas e participação popular.
– Reflexão sobre a construção da identidade e o sentido de pertencimento.
– Discussão sobre a importância da participação social na preservação do patrimônio imaterial.
– Atividades práticas como desenhos ou dramatizações.
Recursos:
– Imagens/fotografias das festas populares.
– Textos e vídeos informativos.

TRILHA 3 – TEMA – VALORIZAR A CULTURA POPULAR
Objetivo: Aprofundar o conhecimento na manifestação cultural estudada e promover reflexão sobre a importância de valorização do patrimônio cultural.

Metodologia:
– Utilização dos cadernos de cultura do projeto para leitura, consulta e análise.
– Apresentação do conceito de patrimônio imaterial.
– Discussão em grupo sobre a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural.
– Contextualização histórica e territorial da festa cultural.
– Discussão sobre a relação entre patrimônio cultural e identidade.
– Atividade prática de elaboração de cartazes ou apresentações.
Recursos:
– Caderno de cultura.
– Materiais para criação de cartazes.
TRILHA 4 – TEMA – CULTURA, UM REFAZER CONSTANTE
Objetivo: Abordar a contemporaneidade e o reinterpretação constante da cultura popular e a participação dos jovens nesses processos e nas realizações das manifestações culturais.

Metodologia:
– Exibição dos vídeos documentários do projeto.
– Discussão sobre a cultura como um fazer contemporâneo que se reinventa e se reinterpreta a partir da participação dos jovens.
– Discussão sobre a pluralidade e diversidade presente na cultura popular.
– Exploração do vínculo entre território e as práticas culturais.
– Análise dos saberes tradicionalmente transmitidos por gerações.
– Atividade prática de criação artística relacionada ao tema.
Recursos:
– Vídeos documentários sobre a cultura popular.
– Materiais para atividades artísticas.
TRILHA 5 – MINHA HISTÓRIA, MINHA CULTURA E MEU TERRITÓRIO
Objetivo: Permitir que os alunos compartilhem suas experiências e compreensões sobre os temas culturais.

Metodologia:
– Solicitação para que cada aluno traga uma imagem de uma manifestação cultural do DF que conheçam ou alguma manifestação cultural vivida por eles.
– Apresentação das imagens e discussão em grupo.
– Desenvolver dinâmica de roda de conversas para que os alunos falem das suas experiências e relações com festas populares, as origens dos seus pais e avós e a convivência da família com os festejos desses locais.
– Discussão sobre o sentido de pertencimento e identidade cultural.
– Atividade prática de elaboração de um pequeno texto sobre suas experiências.
Recursos:
– Imagens e textos trazidos pelos alunos.
– Papel e canetas para a elaboração de textos.


Avaliação: Avaliação contínua através da participação nas discussões, realização das atividades práticas e apresentações. A ênfase será́ na compreensão crítica dos alunos sobre o patrimônio imaterial brasileiro e sua importância na construção da identidade cultural.

Confira algumas fotografias

Clique nas imagens para ampliá-las.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Pular para o conteúdo