Documentar a Cultura

Os Roteiros propostos – do sertão, da floresta, da costa atlântica e das minas – registram manifestações culturais, muitas delas em risco de desaparecimento, reveladoras tanto da persistência quanto da singularidade de cada uma dessas festas remanescentes do mundo rural tradicional. Eles também põem em evidência os itinerários que marcaram o território ao longo da história, itinerários percorridos por indígenas, africanos e europeus, povos portadores de costumes e tradições que aqui se mesclaram desde o período colonial.

Angélica Madeira

Pesquisadora

Rotas Culturais

O projeto Filhos da Terra observa o patrimônio vivo construindo uma cartografia cultural baseados no saber-fazer e nas tradições populares. Uma espécie de alfabetização da memória, para lembrar o quão urgente é identificar, documentar e preservar os elementos desse universo imagético que dão sentido à vida sociocultural das mais diversas comunidades.

Os roteiros que vão além mar, foram livremente inspirados nos “Brasis” do antropólogo Darcy Ribeiro, conectando culturas que se manifestam também na Europa e na África, principalmente Portugal e Angola. Esse retorno aos personagens que fazem parte da história do Brasil, é um fator de compreensão e entendimento da gênese que influenciou a formação da identidade cultural no Brasil.

Cada rota é em si um processo independente – de pesquisa e documentação, onde a fotografia é o narrador principal de cada manifestação cultural documentada. Um grande atlas de imagens, passível de transformações, que leva ao público fragmentos da cultura popular, estabelecendo relações entre os diversos atores e agentes envolvidos.

Rota dos Sertões

Rota da Costa Atlântica

Rota da Mineração

Rota dos Povos da Mata

Rota Raízes

Confira algumas fotografias

Clique nas imagens para ampliá-las.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Pular para o conteúdo