No último dia 15 de maio, a escola pública Ricardo Vilela, localizada em um bairro periférico de Nazaré da Mata, Pernambuco, foi palco de uma experiência única. Alunos do 6º ao 9º ano e uma turma de alunos especiais participaram de atividades com os games do Maracatu Rural e da Congada, desenvolvidos pelo projeto Filhos da Terra. A iniciativa contou com a coordenação do Elex Miguel, produtor cultural e brincante de Maracatu, que compartilhou sua emoção ao retornar à escola onde estudou e onde atualmente várias crianças de sua família estudam.
“Poder levar o jogo para a escola Ricardo Vilela, uma escola de periferia, de bairro mais carente e afastado do centro da cidade, foi muito emocionante para nós que somos do Maracatu. Essa foi uma escola onde eu estudei e onde hoje estudam várias crianças da minha família. Foi muito especial poder ver os alunos jogando o game do Maracatu, que é a nossa história, a nossa vivência aqui em Nazaré da Mata. Foi muito especial ver esses alunos jogando, a alegria nos olhos desses adolescentes, foi melhor ainda”, compartilhou Elex.
A atividade durou o dia inteiro, envolvendo todas as turmas de alunos do 6º ao 9º ano, incluindo uma turma de alunos especiais. “Pra gente que vive do Maracatu do Maracatu Rural foi muito importante, a palavra é só gratidão. Que o projeto possa desenvolver novos jogos, porque os alunos precisam disso, muitos deles estavam tendo contato pela primeira vez com esse tipo de jogo. Foi um aprendizado muito grande e muito emocionante, e o pedido dos alunos foi para que a gente volte outras vezes com mais jogos”, completou Elex.
José Otávio, 15 anos, um dos alunos participantes, também expressou seu entusiasmo: “O Jogo do Maracatu é muito divertido, tem algumas dificuldades mas é legal. Além de divertido ele é cheio de fases e planos que contam a história do Maracatu.”
O Projeto Filhos da Terra, coordenado pelo fotógrafo Eraldo Peres, oferece diversos conteúdos sobre a cultura popular brasileira, incluindo galerias fotográficas, cadernos de cultura e vídeos documentários. Este ano, o projeto lançou uma série de games voltados para temas de festas populares, começando com os games do Maracatu e da Congada. Esses jogos foram desenvolvidos a partir dos conteúdos documentados pelo projeto e com a participação direta dos grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata, Cambinda Brasileira, e do grupo de Congada Moçambique Mamão do Rosário, de Catalão, Goiás. Os games estão disponíveis para jogar online e gratuitamente na plataforma Rede Cultura Game, no site do projeto: www.filhosdaterra.org.
(C) Fotos/Elex Miguel