Os Roteiros propostos – do sertão, da floresta, da costa atlântica e das minas – registram manifestações culturais, muitas delas em risco de desaparecimento, reveladoras tanto da persistência quanto da singularidade de cada uma dessas festas remanescentes do mundo rural tradicional. Eles também põem em evidência os itinerários que marcaram o território ao longo da história, itinerários percorridos por indígenas, africanos e europeus, povos portadores de costumes e tradições que aqui se mesclaram desde o período colonial.
O projeto Filhos da Terra constrói uma cartografia cultural baseada nos saberes e tradições populares, registrando o patrimônio vivo que dá forma à identidade sociocultural brasileira. A documentação dessas manifestações é um exercício de memória e pertencimento, um esforço para reconhecer, valorizar e preservar expressões culturais que atravessam gerações.
As rotas culturais do projeto são inspiradas nos “Brasis” de Darcy Ribeiro, conectando territórios que compartilham matrizes culturais entre América, Europa e África, especialmente Portugal e Angola. Essa viagem pelo tempo e pelo espaço permite compreender os laços históricos que moldaram a cultura brasileira. Cada rota é um processo independente de pesquisa e documentação, onde a fotografia assume o papel de narrador visual, traduzindo em imagens a riqueza das tradições populares. O resultado é um grande atlas cultural, dinâmico e vivo, que aproxima o público dos protagonistas dessas histórias, promovendo novas formas de olhar e interpretar o Brasil.
Clique nas imagens para ampliá-las.
+55 (61) 99932-7158
eraldo@photoagencia.com.br
SIA Qd. 5-C Área Especial 11 - Sala 201 - Ed. Tassula - Guará - Brasília/DF
CEP. 71.200-055
© Copyright 2025
Desenvolvimento: Peter Lima
+55 (61) 99333-1691
filhosdaterraprojeto@gmail.com
SIA Qd. 5-C Área Especial 11 - Sala 201 - Ed. Tassula - Guará - Brasília/DF - CEP. 71.200-055
© Copyright 2025
Desenvolvimento: Peter Lima
Você não pode copiar o conteúdo desta página.