- Construindo saberes
Narrativas visuais
Cada festa é uma unidade capaz de concentrar em si mesma o todo que a contém: paisagens, cenários, indumentárias, poesia, música e dança, tradições seculares, culinárias, devocionais. Uma cartografia sensível, rostos severos ou risonhos, faces de um Brasil rústico que talvez em breve não exista mais.
Angélica Madeira
Pesquisadora
A fotografia como instrumento de registro e transmissão de conhecimentos
O ato de ver precede as palavras e estabelece nosso lugar no mundo. A partir desta premissa, definimos a fotografia como principal ferramenta de observação e documentação das manifestações culturais e assumimos o papel de contadores de histórias. Narradores que utilizam a imagem para revelar os feitios da cultura popular, oferecendo um conjunto de informações, referências e significados históricos.
Proporcionamos ao espectador um contato direto com os personagens e o universo das “nossas culturas”, sem barreiras de língua e de raça, levando a mensagem e interagindo com o outro pelos canais da emoção e do lúdico. Transformamos a fotografia em fontes documentais e instrumento de expressão e memória.
Apresentamos os ensaios fotográficos como fontes documentais, instrumentos de expressão, de resgate e memória, onde a fotografia é construída com rigor, planejamento e orientação, com o objetivo de confirmar sua credibilidade e caráter investigativo.