Filhos da Terra promove Educação Patrimonial no DF

Compartilhar:

O Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra promete movimentar o Espaço Renato Russo, CEF 15 em Taguatinga, CEF 26 em Ceilândia e CEF Doutora Zilda Arns, no Itapoã, com apresentações dos festejos populares do Maracatu Rural e Congada na última semana de agosto. Além disso, o Circuito realizará um webinar com professores no dia 21/08. O evento faz parte do projeto “Filhos da Terra – Rede Cultura Game”, que no primeiro semestre deste ano lançou dois jogos interativos online inspirados nessas duas festas populares tão importantes para o nosso patrimônio imaterial, às vezes pouco conhecidos e esquecidos pela população mais jovem.

E é para aproximar esse público das tradições populares brasileiras, que o fotógrafo Eraldo Peres teve a ideia de realizar o projeto “Filhos da Terra – Rede Cultura Game”. Uma iniciativa da Photo Agência que, junto com a Tátika Comunicação e MAD Pixel, resultou na criação de dois games inspirados nessas tradições para serem testados por alunos de escolas públicas, oferecendo-lhes uma imersão em uma realidade cultural ainda pouco conhecida por muitos. E os games mostraram ser a ferramenta ideal para aproximar e despertar o interesse dos estudantes pelas tradições culturais.

Agora no mês de agosto, alunos de escolas públicas participam de uma nova fase do projeto, que é o Circuito Interativo de Educação Patrimonial, que trará para Brasília duas importantes manifestações culturais: o Maracatu Rural Cambinda Brasileira e a Congada, com o grupo Moçambique Mamãe do Rosário. O Maracatu Rural Cambinda Brasileira, originário de Nazaré da Mata, na zona canavieira de Pernambuco, possui mais de 100 anos de tradição. Já o Moçambique Mamãe do Rosário, de Catalão, Goiás, é um dos grupos mais tradicionais de Congada.

A programação se inicia no dia 21/08 com a realização do Webinar para professores, no dia 27/08 no CEF 26 de Ceilândia, dia 28/08 no Espaço Renato Russo, dia 29/08 no CEF 15 de Taguatinga e dia 30/08, no CEF Doutora Zilda Arns, no Paranoá, os alunos terão a oportunidade de vivenciar, ao vivo, os festejos que anteriormente conheceram através dos jogos. E essas apresentações não só darão vida às experiências virtuais, mas também proporcionarão uma compreensão mais profunda e próxima da realidade dessas ricas manifestações culturais.

Na ocasião também serão realizadas rodas de conversa entre os personagens desses festejos e os alunos, criando um espaço de troca de conhecimentos e experiências. Computadores ficarão disponibilizados com os games, proporcionando dessa forma um melhor entendimento do processo de desenvolvimento e a importância das ferramentas digitais na preservação e disseminação da cultura.

No Espaço Renato Russo o evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá entre 14h e 17h horas, Nos CEF da Ceilândia, Taguatinga e Paranoá, o encontro será restrito aos alunos das duas instituições. O projeto conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura.

 

Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra

Datas:
Dia 27 de agosto, no CEF 26, na Ceilândia
Dia 28 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul das 14h às 17h
Dia 29 de agosto CEF 15, em Taguatinga
Dia 30 de agosto no CEF Doutora Zilda Arns, no Itapoã

 

Compartilhar:

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Skip to content