Anotações de viagens

Os Cadernos de Viagem do projeto Filhos da Terra são narrativas visuais e textuais que documentam a riqueza da cultura popular brasileira. Através de imagens, relatos e reflexões, esses registros oferecem um panorama sensível e profundo sobre as manifestações culturais, os territórios e os povos que mantêm vivas as tradições ao longo das gerações.

Mais do que simples anotações de viagem, os Cadernos são instrumentos de valorização do patrimônio cultural imaterial, contribuindo para a ampliação da visibilidade dessas expressões e fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento. Cada página revela fragmentos de um Brasil diverso e mestiço, conectando o passado ao presente e reafirmando a importância de preservar e difundir os saberes e fazeres que moldam nossa história.

Juntos, os doze Cadernos formam a Coleção dos Cadernos de Cultura do Projeto Filhos da Terra, um conjunto único que conecta o passado ao presente e reafirma a importância de preservar e difundir os saberes e fazeres que moldam nossa história.

Clique nas imagens para visualizar os cadernos completos (formato PDF).

Festa de Yemanjá - Rainha do Mar
Maracatu Rural - Dança dos Canaviais
Cultura Açoriana - Tradição na Enseada de Brito
Pega de Boi no Mato - Vaqueiros Nordestinos
Vaqueiro das Águas - Comitiva Pantaneira
Tropeiros do Sul - Semana Farroupilha
Festa do Carro de Boi - Hostória no Interior Mineiro
Congada - Louvor da Nossa Senhora do Rosário
Divino Espírito Santo - Romaria Kalunga
Wyra 'Uhaw - Ritual da Menina-Moça
Marujada - Celebração do Santo Preto
Santo Daime - Festejos de São João

Clique aqui para receber a Coletânea de Cadernos de Pesquisa

** Disponível para estudantes e escolas públicas **

Este conteúdo está disponibilizado com uma Licença Creative Commons – Atribuição não comercial e sem derivações 4.0 Internacional, podendo ser visualizado e compartilhado para fins educacionais e de pesquisa. Não é permitida alterações, impressões e/ou comercializações.

"Os Cadernos de Viagem (ora publicados em formato digital) tornam acessível ao grande público o resultado de uma pesquisa que registra e interpreta, por meio de fotografias, textos e música, festas e celebrações enraizadas em um Brasil profundo, o Brasil freqüentado por uma parte do povo brasileiro, pouco conhecida pelas populações urbanas."

Angélica Madeira​

Pesquisadora

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Skip to content